A medicina intensiva sob o olhar de Patrícia Mello no Falando Nisso

Segunda-feira, 21 de julho de 2014 – Maia Veloso abre a semana conversando com a médica intensivista Patrícia Mello. Formada pela Universidade Federal do Piauí desde 1991, Patrícia Mello buscou residência em medicina interna e medicina intensiva nos Estados Unidos. Faz parte da Sociedade Americana de Medicina Interna e Medicina Intensiva. É presidente da Comissão de Títulos da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

_LGM0170

A medicina intensiva é a especialidade médica que presta suporte avançado a pacientes que se estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. Os especialistas em cuidados intensivos são chamados: intensivistas. Esta especialidade pode ser exercida por profissionais de diferentes áreas, como: anestesiologia, cardiologia, clinica médica e cirurgia. Os cuidados intensivos geralmente são oferecidos apenas para pacientes cuja condição é potencialmente reversível e tem uma chance de sobreviver com o apoio de terapia intensiva.

_LGM0218

Você também confere um depoimento marcante de experiência de quase morte. Maura Barros relata como tudo aconteceu ainda quando estava grávida e estava doente com meningite. Ainda na plateia, estudantes do Curso de Moda da Universidade Federal do Piauí, acompanhados da professora Gisela Falcão.

Seja o Primeiro a Comentar