Case da marca Borim: como unir criatividade e tradição na gastronomia

Hoje nossa entrevista é com Fausto Borim, Filho do Waldyr Borim, e da Liz Medeiros, artista. Foi nascido e criado em berço bem artístico. Se formou em Administração em 2009, e em 2016, em Chef de Cozinha Internacional, no Rio Grande do Sul. Desde pequeno, foi criado no meio de plantas, bichos, jardim. E traz essas inspirações para vida hoje, em tudo que faz. Hoje tem 34 anos.
HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS DO RESTAUTANTE
Restaurante pequeno, poucas mesas, foge da ideia de grandes restaurantes ou churrascaria. Proposta é de ser um espaço menor. No máximo, 80 lugares. Geralmente são usadas 60 cadeiras no dia a dia por momento. É bem reservado. O restaurante é um projeto antigo. Desde pequeno, ele ouve a família falar desse modelo de restaurante.
PROPOSTA DO RESTAURANTE
Espaço muito verde, você se sente dentro de uma floresta. Essa paixão vai também para os pratos. Onde entra o principal objeto de estudo dele. Conexão com as plantas não convencionais. São as Pancs – Plantas alimentícias não convencionais.
CONTRIBUIR COM AMBIENTAL E AGRICULTURA
Fausto também cursou 2 anos de agronomia na Federal. E também sempre teve contato com produtores e fazendas. Por isso, a ideia do restaurante é também de ser uma estrutura que contribui e agrega com a agricultura familiar. Por isso, são utilizados ingredientes da agricultura que poucas pessoas conhecem. Plantas que não conhecemos, apesar de estarem em nossas calçadas.
ESPAÇO CONTA A HISTÓRIA DA FAMÍLIA
Empresa fica onde foi a antiga casa da avó dele. Bem na entrada tem Percolado, jasmim, e outras flores com cheirinho de casa de vó. Tem também estante, louças, pilões – tudo contando um pouco da história da família, porque é o material que eles tinham e usavam em casa mesmo. Além disso, o espaço também é cheio de telas artística de sua mãe, Liz Medeiros.
OUTRO ESPAÇO: PANGEA
A ideia é remeter a união dos continentes. Pangeia, é um grande supercontinente. A ideia seria a união dos continentes na gastronomia: Um pouco da gastronomia mundial, unindo tudo do mundo, em um lugar só, e cozinhar pratos que já preparam para amigos, familiares – poder oferecer para o público em geral. A família já tem um Buffet há 20 anos, com pratos deliciosas, porém grandes para 15, 20 pessoas.. Lá tem a opção de comer em quantidade menor.
*Pangeia é o nome dado ao supercontinente que compunha a superfície terrestre dos períodos Permiano ao Triássico. Essa massa única era banhada também por um único oceano, chamado de Pantalassa. A separação da Pangeia, que deu origem à configuração dos continentes como hoje conhecemos, teve início há 230 milhões de anos.
Veja a entrevista completa!

Seja o Primeiro a Comentar