Mais exportado do país, mel do Piauí ganha selo ‘premium’

Nossa entrevista de hoje é com Felipe Joaquim, presidente da COMAPI – Cooperativa de agricultores de Simplício Mendes.

PRODUÇÃO MEL SIMPLÍCIO MENDES
A atividade apícola se iniciou na região através do Bispo Dom Edilberto que viu potencial para a atividade, pensando em servir de alimento para as famílias, com o passar do tempo, o padre Geraldo assumiu o projeto e expandiu, atendendo mais famílias, assim surge a AAPI, depois com o aumento da produção veio a possibilidade de exportação e assim nasce a COMAPI,  com apoio de alguns  parceiros, ao longo dos mais de 20 anos na região. Buscando os pequenos produtores da agricultura familiar, capacitando, treinando, trazendo qualidade através das certificações e buscando as melhores parcerias para agregar valor ao produto.
FAMÍLIA ENVOLVIDAS 
São 10 municípios envolvidos, Simplício Mendes e mais 9 da microrregião. São 468 apicultores, porém atendemos em torno de 1.000 famílias (filhos, irmãos, genros de apicultores).
EXPORTAÇÃO DO MEL
O mel processado na Comapi em Simplício Mendes é exportado para EUA, mas em anos anteriores já exportamos para a Alemanha, Itália, França e Reino Unido, no mercado interno atendemos São Paulo, Recife e Piauí.
MARCA MEL MESMO
Estamos lançando a marca Mel Mesmo em parceria com o Polvo Lab de São Paulo, contando a história e valorizando os pequenos produtores, mostrando todo o processo até chegar a prateleira. Através dessa parceria estamos beneficiando em torno de 250 famílias. A intenção é de vender o produto “Premium” agregando valor ao mesmo e trazendo benefícios para os produtores envolvidos nesse processo.

Seja o Primeiro a Comentar