O empresário Cláudio Lacerda teve uma ideia inspiradora e, no mínimo, sustentável. Baiano, ele criou o projeto “Banho Solidário”, com o objetivo de que os moradores de rua do município de Vitória da Conquista consigam tomar uma ducha.
O veículo, equipado com um chuveiro feminino e outro masculino, é estacionado uma vez por semana no centro da cidade e possui também um aquecedor, toalhas, sabonete e xampu. Toda a água é pressurizada e vem de poço.
A estrutura foi montada com recursos do próprio empresário, que prefere não revelar o valor do projeto. Ao G1, Lacerda disse que o projeto serve também para “inserir” o morador de rua na sociedade. “O banho, além de deixar a pessoa limpa, dá a conversa. Eles se sentem aconchegados com esse ‘abraço’ que a gente dá com o banho”.
Lacerda disse que algumas pessoas já ofeceram apoio financeiro, que foi recusado. “O legal é gente para ter essa conversa. Não adianta só querer e não agir. O carro está dando conta. Dinheiro a gente não aceita. A gente aceita a companhia, ou um material, toalha, xampu. Por incrível que pareça, dinheiro é o mais fácil. A disponibilidade que é mais difícil”, declarou.
Marisa
Sensacional … nem tem o que comentar … isso também é o Brasil.