CRIAÇÃO THE LAB Edu
A tradicional imagem da sala de aula com alunos enfileirados aprendendo o conteúdo apenas através daquilo que é exposto no quadro negro é a primeira coisa que vem a mente quando pensamos em educação. Contudo, o avanço das tecnologias está reconfigurando essa ideia de ensino e mostrando que os aparelhos tecnológicos e a internet podem ser valiosos aliados na expansão do conhecimento. Foi pensando nisso, que três professores universitários de Teresina criaram a The Lab, uma plataforma de educação baseada na metodologia S.T.E.A.M.
CRIANÇA PROTAGONISTA APRENDIZADO
Criada na década de 1990 nos Estados Unidos, a S.T.E.A.M. é considerada uma metodologia ativa que tem como alicerce cinco disciplinas: a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Por ser uma metodologia ativa, a S.T.E.A.M. coloca a criança como protagonista no aprendizado e, a partir dela, os alunos podem experimentar o pensamento científico e vivenciar os conceitos interdisciplinares a partir de atividades práticas e divertidas.
METODOLOGIA JÁ USADA EM OUTROS PAÍSES
A metodologia é usada frequentemente em escolas de países como Estados Unidos, Finlândia, Suécia, Chile e Colômbia. No Piauí, a startup The Lab foi pioneira na aplicação da metodologia em escolas particulares de Teresina e Parnaíba. É o que explica o professor de Ciências e fundador da The Lab, Francisco Soares Santos Filho.