Startup piauiense oferece produtos à base de coco babaçu como opção mais saudável

LINDALVA DE MOURA: É Doutoranda em Biotecnologia pelo Renorbio (Nucleadora UFPI). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Piauí, onde tem graduação em Nutrição pela UFPI Especialização em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário Internacional e Aperfeiçoamento em Fitoterapia Aplicada à Nutrição pela Universidade Cândido Mendes.
REAPROVEITAMENTO BABAÇU
Produção de alimentos à base de do reaproveitamento de matéria-prima desperdiçada do babaçu. Essa é a proposta da Babaçu Fit Alimentos e Nutrição, empresa que nasceu na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que teve início de suas atividades em 2020 e que se propõe a produzir alimentos e bebidas inovadoras destinados para o consumo geral, para vegetarianos, intolerantes a lactose, alérgicos a caseína e ao glúten.
PRODUTOS JÁ APRESENTADO EM VÁRIAS FEIRAS
Os produtos já foram apresentados em diversas feiras e eventos por todo estado, como na EXPOAPI 70 anos, o 20º SALIPI e a Feira Agro Inov Tech, realizada na cidade de Picos-PI. Bolos, doces, cookies e sorvetes tiveram uma excelente aceitação entre o público.
FINANCIAMENTO PROGRAMA CENTELHA
A empresa surgiu da parceria dos professores José Ribeiro dos Santos (UFPI), Inês Maria de Souza (UFPI), Leanne Silva (IFPI), e dos pesquisadores Lindalva de Moura, Wesley Fernandes, Ronnyely Suerda, todos egressos da UFPI, após a aprovação, por edital, do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha/PI).
MARCA REGISTRADA NO INPI
Em novembro de 2021, a empresa foi aprovada no Edital FUNDECI 01/2021 – Subvenção Econômica para Inovação em Empresas – do Banco do Nordeste, o que possibilitou firmar uma parceria com a UFPI para a utilização de laboratórios do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Processamento de Alimentos (NUEPPA/UFPI), além de fornecer recursos para aquisição de novos equipamentos que permitiram a expansão da produção. A Marca ECO-B-FIT, criada pela empresa, já tem registro protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no início de 2022.

Seja o Primeiro a Comentar